quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Estado de greve: especialistas decidem continuar negociação


Os especialistas em saúde realizaram assembleia geral nesta quarta-feira (20) em frente ao Palácio do Buriti para deliberar sobre os próximos passos do movimento. Enquanto a categoria se concentrou do lado de fora, fazendo muito barulho e ocupando as seis faixas do Eixo Monumental (sentido Rodoviária – EPIA) por cerca de uma hora, o  SindSaúde e a associação dos servidores reuniram-se com o secretário de Administração, Wilmar Lacerda, para negociar a equiparação salarial com os odontólogos, entretanto a resposta do governo não foi favorável à reivindicação. Para não fechar o canal de negociações, os representantes apresentaram duas contrapropostas, que serão discutidas tanto com os trabalhadores quanto com o GDF.

O governo apresentou uma proposta de equiparação com os enfermeiros, em vez dos odontólogos, a partir de setembro de 2014. Como isso não atende aos pleitos da categoria, os representantes lançaram mão de outras duas novas sugestões. Na primeira, haveria um acréscimo de 13% na parcela da Gata (Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa) referente à 2013, outro, também de 13%, no pagamento da segunda, em setembro de 2014, e um último, no mesmo valor, em setembro de 2015. A segunda ideia prevê um reajuste salarial de 11% ainda neste ano e outros dois, na mesma porcentagem, em 2014 e 2015.

O resultado da reunião foi levado para a categoria, que esperava do lado de fora, para que houvesse a deliberação da greve ou não. Os especialistas decidiram, por meio do voto, deixar a assembleia em aberto para poder estudar as novas propostas. Duas reuniões estão agendadas com a Secretaria de Administração (SEAP), uma na sexta (22), com os técnicos da pasta para a apresentação dos cálculos, e outra na segunda (25), com o próprio Wilmar Lacerda.
Simultaneamente à reunião de segunda, os especialistas estarão reunidos em nova assembleia geral, onde deverão aguardar os resultados obtidos na SEAP, para então deliberar se será preciso paralisar as atividades ou continuar negociando. O local ainda será definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário