quarta-feira, 27 de novembro de 2013

G1: Especialistas em saúde paralisam atividades no Hran


Eles pedem equiparação salarial com dentistas da Secretaria de Saúde.
Grupo inclui farmacêuticos, biólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
Especialistas em saúde da rede pública do Distrito Federal paralisaram as atividades de fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, biologia, assistência social, laboratoriais e a farmacêuticas do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na manhã desta terça-feira (5).
Segundo a Secretaria de Saúde do DF, todos os pacientes com consultas marcadas para esta terça tiveram seus procedimentos reagendados. A pasta informou que o atendimento de emergência está normalizado.
Por volta de 9h, cerca de 60 profissionais estavam reunidos em frente ao centro médico. Às 11h, o grupo saiu do Hran e seguiu pela W3 Norte. O trânsito ficou complicado por cerca de 20 minutos. Os profissionais seguiram pela via de acesso para a W4 Norte até a altura do Brasília Shopping e voltaram para o Hran.
Segundo os participantes, a previsão é que a paralisação dure até as 19h. Os especialistas querem a equiparação salarial com dentistas da Secretaria de Saúde e reestruturação da carreira para as categorias. Em setembro, a Câmara Legislativa aprovou o reajuste salarial para os dentistas.
No final de agosto, o GDF anunciou um projeto de reestruturação de 22 carreiras do serviço público, cujo impacto deve ser de R$ 1,2 bilhão nos próximos três anos. A proposta atinge mais de 60 mil trabalhadores, entre médicos, servidores de atividades culturais e músicos da Orquestra Sinfônica.
Segundo o farmacêutico bioquímico João Eudes Filho, o GDF não trata os especialistas como parte fundamental da saúde no Distrito Federal. "Hoje a saúde é multidisciplinar. Não existe médico sem laboratório, médico sem medicamento. O governo nos esqueceu. Eles ignoram a nossa função."
Eudes Filho afirma que as categorias tentam aprovar, até o dia 20 de dezembro, um projeto de lei que prevê o reajuste salarial para os especialistas. "O GDF já nos deu o retorno de que o reajuste para 2013 é impossível. Se conseguirmos aprovar o PL até o dia 20 de dezembro, o reajuste vale para 2014 e 2015."
Segundo os manifestantes, o salário dos especialistas em saúde está defasado há mais de uma década.
A Secretaria de Administração do DF informou, em setembro, que os servidores terão a incorporação da Gratificação de Atividade Técnica Administrativa (Gata) em três etapas nos meses de setembro até 2015.
Fonte: G1
Link da matéria: Especialistas em saúde paralisam atividades no Hran, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário