quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Especialistas em saúde protestam (G1)


Cerca de 350 pessoas fecharam 3 faixas do Eixo Monumental nesta quinta. Grupo inclui farmacêuticos, biólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
Cerca de 350 especialistas em saúde da rede pública do Distrito Federal fizeram um protesto no fim na manhã desta quinta-feira (24) por reajuste salarial e reestruturação da carreira para as categorias. Os manifestantes se concentraram em frente ao Palácio do Buriti e marcharam até o Hospital de Base de Brasília .
O grupo chegou a fechar três das seis faixas da via S1 do Eixo Monumental durante cerca de uma hora. O protesto teve a participação de farmacêuticos, biólogos, nutricionistas, e fisioterapeutas.
Segundo os manifestantes, os projetos de lei sobre reestruturação de carreiras, que foram enviados pelo governo do DF à Câmara Legislativa em setembro, contemplam apenas médicos, enfermeiros, dentistas e especialistas de saúde de nível médio, excluindo profissionais de nível superior.
Os especialistas querem a equiparação salarial com dentistas da Secretaria de Saúde. No último mês, a Câmara Legislativa aprovou o reajuste para a categoria. Até 2015, eles vão receber salários de R$ 13 mil para jornada de 40 horas semanais.
A Secretaria de Administração do DF informou, em setembro, que os servidores terão a incorporação da Gratificação de Atividade Técnica Administrativa (Gata) em três etapas nos meses de setembro até 2015.
No final de agosto, o GDF anunciou um projeto de reestruturação de 22 carreiras do serviço público, cujo impacto deve ser de R$ 1,2 bilhão nos próximos três anos. A proposta atinge mais de 60 mil trabalhadores, entre médicos, assistentes sociais e músicos da Orquestra Sinfônica.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário