quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Unir forças em defesa da pediatria


Duas internações de pediatria já foram fechadas por falta de médicos. NÃO PODEMOS COLHER OS FRUTOS PODRES DE MAIS DE UMA DÉCADA DE SUCATEAMENTO

Mais uma internação de pediatria foi fechada. A primeira a abaixar as portas foi a do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), e nesta semana, foi a vez do Hospital Regional do Gama (HRG) deixar de prestar esse tipo de atendimento aos pequenos. A alegação do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, é de que não há pediatras o suficiente para preencher o quadro nas unidades. Diante dessa explicação, o SindSaúde questiona: onde estão esses profissionais?

Volta e meia o governo anuncia novas contratações de servidores, entretanto, esse número não é o bastante para suprir a demanda, pelo contrário, mostra estar regredindo ao fechar setores que foram feitos para melhorar o atendimento. Se ele não fosse necessário, sequer existiria. O que o fez ser tão insignificante para simplesmente deixar de existir? Nós estamos colhendo hoje os frutos do sucateamento e da falta de investimento na saúde pública. “Isso é o resultado de uma má gestão que atuou há mais de uma década, e como diz o poeta, isso ‘É A VERDADE QUE ASSOMBRA, O DESCASO QUE CONDENA, A ESTUPIDEZ QUE DESTRÓI”, comenta Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

O SindSaúde questiona-se sobre o destino dos 613 pediatras que constam na folha de pagamento da Secretaria de Saúde. Poderia a pasta repensar o caso dos cargos comissionados ocupados pelos profissionais da área, que com isso deixam de atuar  na função pela qual foram contratados?

Sabemos que a crise nas pediatrias é nacional, mas é preciso redobrar os esforços, não simplesmente fechá-las. Existem poucos pediatras, mas muitas alternativas para resolver essa questão. Sempre melhorando e sem permitir jamais que seja dado um passo para trás. Este é o momento de poupar críticas, unir forças e buscar soluções. Fechar as pediatrias nunca!

“Café da Manhã dos Amigos da Pediatria”
O sindicato realizará no HRG o “Café da Manhã dos Amigos da Pediatria”, na próxima quarta-feira (23), às 9h. O evento visa conscientizar que o hospital é amigo das crianças e inimigo é aquele que não fez investimentos ao longo dos anos para evitar essa situação. “Não podemos deixar que o ‘bicho-papão’ feche a internação do setor. Queremos garantir esse tipo de atendimento, que é um direito de pais e filhos”, classifica Marli. “Precisamos de mais médicos para o Brasil e mais pediatras para o Distrito Federal”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário