quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Vitória do SindSaúde: GDF anuncia contratação de pediatras



Sindicato e servidores pressionam e governo desiste de fechar pediatria
O atendimento à Saúde ficou muito movimentado nas últimas duas semanas, após o fechamento da pediatria de Santa Maria e a ameaça de desativação do mesmo setor no Gama. 
População e servidores ficaram em polvorosa com o caos que a medida iria causar nas duas cidades e também nos municípios do Entorno Sul que são assistidos por essas unidades de saúde. A alegação do governo para o fechamento seria a falta de pediatras na rede.
Para Marli Rodrigues, “defender nossas crianças é uma obrigação”Só que o SindSaúde não se convenceu com a justificativa e foi à luta ao lado dos servidores e pacientes do Gama. Com faixas, cartazes e a promoção de um café da manhã em defesa das pediatrias, o sindicato lançou a campanha: “Xô bicho-papão! Fechar pediatria, não!” e, segundo Marli Rodrigues, presidente da entidade, “toda campanha iniciada no Gama sai vitoriosa”.
“O HRG é referência não só para o Gama como para todo o Entorno e nós não podemos permitir que interesses outros levem ao fechamento da pediatria, trazendo, além de um prejuízo para as crianças e toda a população, um prejuízo moral para a nossa sociedade”, defendeu Marli. E sobre o setor em Santa Maria, a sindicalista afirmou que é preciso reabrir. “Não podemos admitir que as crianças de Santa Maria fiquem desassistidas, pois essa história de que se atende na emergência e transfere para outra cidade envolve uma série de complicativos, como a despesa com a remoção e a questão social da família que tem que acompanhar o paciente”, disse ela.
Não deu outra. O governo repensou a medida e decidiu espantar pra longe o “bicho-papão” que iria prejudicar as nossas crianças, anunciando ontem, 24, a contratação de 60 novos pediatras.
Marina, servidora do hospital do Gama há 20 anos, lamentou a criseA notícia que estampou os tabloides nessa manhã de sexta-feira, 25, foi recebida com alegria, principalmente pelos funcionários dos dois hospitais. Para Marina, servidora do HRG há 20 anos, fechar a pediatria seria lamentável. “Nós atendemos um contingente muito grande de crianças e a maioria desses pais não teria condições de se deslocar para Ceilândia ou Taguatinga atrás de atendimento”, afirmou.
“Não podemos tratar as crianças como se fossem ‘coisas’, temos responsabilidade com a vida delas e reabrir a pediatria é mais que um compromisso nosso, é uma obrigação, não somente dos trabalhadores das unidades hospitalares, como de todo cidadão de bem”, concluiu a presidente do SindSaúde.
A questão agora é tempo?
Como a contratação se dará através de concurso, a previsão é que os novos médicos cheguem às unidades do Gama e Santa Maria em até quatro meses. Resta saber como ficarão os serviços até que isso se concretize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário